quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

EGO - parte III

Qual a importância prática de conhecer, estudar e aprender sobre essas diferenças dos níveis de consciência do ser humano? Conhecer a si mesmo permite alcançar a sabedoria e paz interior. Ao conhecermos nossas limitações, somos capazes de nos corrigir ao longo do tempo e evitar a perda desnecessária de oportunidades e esforços.
O autoconhecimento leva a uma objetividade maior em nossas decisões, e ajuda a evitar que sejamos vítimas de pessoas manipuladoras de nossas falhas e carências. Não há dúvidas que o limite para o conhecimento humano está em cada um de nós mesmos, em nossa história de vida pessoal e familiar, assim como em nossas crenças limitantes.
Dessas três áreas do estudo da psicologia, com certeza a mais fascinante e desconhecida é  a que estuda o id, popularmente conhecido como subconsciente.
O subconsciente é mais rico e forte do que podemos imaginar. É lá que se formam os sonhos, desejos, criatividade e sentimentos profundos. O subconsciente é onde existe a conexão entre este mundo e o mundo espiritual. Nele, tudo é possível eo sonhos ou pesadelos podem se tornar realidade. Não realizamos mais do que fazemos porque temos medo de descobrirmos nossa verdadeira natureza. Se formos comparar nossa psique com as águas: o superego seria uma poça, o ego seria uma lagoa e o subconsciente um oceano de águas escuras e profundas.
Talvez seja neste nível que os milagres surjam e aconteçam em nossas vidas; um lugar em nós mesmos no qual nem a sociedade e nem a nossa autocensura seja capaz de silenciar; lugar onde seja a fonte de nossa força para superarmos todas as barreiras. O tempo não faz-se um problema neste nível, por ser um lugar além da matéria x tempo x espaço. Quando conseguimos alinhar nosso ser (ego, superego e id), tornamo-nos íntegros e não permitimos que nada mais nos abale e derrube. Em um lugar com um ar de eternidade pode vir a ser onde Deus habita em cada um de nós.

Nenhum comentário: