domingo, 9 de outubro de 2016

FILOSOFIA 2

A RACIONALIDADE DO SER HUMANO - aspecto fenomelogico
Após analisar as origens do ser humano, poderíamos afirmar que ele é um animal, e um animal fraco se comparado com os demais, no que tange seus sentidos, doentio carente dos meios naturais de defesa, sensível s doenças e intempéries, com pouca força, sem garras, lento em correr ou nadar, nu. Um pobre e insignificante animal que não leva vantagens sobre os demais, conduzido por seus poderosos instintos sexuais e de conservação, como os demais animais.
Diante se tantas fraquezas, o ser humano já deveria ter desaparecido a muito tempo como tantas espécies de animais, devido s sua fraca constituição, pouca resistência e precária condição de saúde.
O ser humano não só não desapareceu, como impôs sobre todos os demais animais, dominou-os, transformou seu habitat, e multiplicou-se de tal forma s ponto de torna-se um grave problema para si mesmo. Tudo isso graças a sua racionalidade. Todas as suas fraquezas e desvantagens são compensadas por esta característica tão singular do ser humano:
TÉCNICA: ele mesmo produz os instrumentos que facilitam seu domínio e satisfazem suas necessidades;
TRADIÇÃO: Graças a sua capacidade de passar a gerações seguintes todas as técnicas conseguidas para contínua melhorias das mesmas. Sua cultura é transmitida através da comunicação. O de humano é o único animal que fala.
PROGRESSO: a tradição e a técnica geram o progresso, onde cada geração deixa para a seguinte um legado de conhecimentos adquiridos que vão se acumulando ao longo do tempo.
PENSAMENTO: não haveria técnica, tradição e progresso sem o pensamento, um dos pontos altos de sua grandeza que o fez superar os demais animais. Através dele cria a ciência e aplica seus princípios em seu benefício.
REFLEXÃO: o ser humano tem a capacidade de olhar para si e se reconhecer, ele tem concorrência de sua consciência.
LIBERDADE: o ser humano é um animal livre para dominar seus instintos que são controlados através de sua racionalidade.

Mesmo o de humano tendo algumas características dos animais, a sua racionalidade o distingue radicalmente dos demais.

Nenhum comentário: