quarta-feira, 5 de outubro de 2016

FILOSOFIA 1

Anos atrás li um livro de filosofia que levei mais de cinco anos para entender, pois filosofia nos ensina s pensar e refletir ir nos mesmos, coisa que a sociedade não costuma ensinar facilmente. Emprestei o livro e não me devolveram. Levei quase décadas até achar ele na internet. E resolvi fazer um resumo do que considerei relevante
1. AS ORIGENS DO SER HUMANO
O centro de toda reflexo filosófica é o ser humano e suas origens, se por criação direta de Deus ou evolução de espécies inferiores. Esse questionamento se faz importante no decorrer desta filosófica, pois esta questão é um divisor de pensamento entre o material e o espiritual. Dessa linha de raciocínio, dois se destacam radicalmente e até geram convicções apaixonadas: o CRIACIONISMO e o EVOLUCIONISMO.
O criacionismo é uma teoria que defende que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, sem sofrer alteração algumas em sua estrutura ao longo do tempo. Sua fonte de informações é baseada na revelações bíblicas e alguns não permitem qualquer argumentação que afirme o contrário do que está escrito e comumente entendido.
O criacionismo coloca o homem numa atitude de fé, onde não se precisa ver para crer. Não se questiona a validade dos ensinamentos bíblicos, mas da interpretação de seus ensinamentos.
Já o evolucionismo prega que o ser humano tem sofrido evolução constante ao longo das eras a partir de organismos simples que habitam o planeta a milhões de anos até chegar ao estado atual e continua a evoluir. Este pensamento segue uma linha de raciocínio mais científica, baseado em pesquisas e observações constantes do ser humano e dos pontos em comum com outros seres. A evolução seria resultado da adaptação dos seres mais capacitados a sobreviver às mudanças do clima, relevo e outras mais. O criacionismo tende a negar a influência de forças ou energias espirituais, já que até agora não tem sido cientificamente comprovada a existência de tais energias.
Ainda se tentou criar teorias que conciliassem princípios da teoria criacionista com evolucionista, mas sem tanta visibilidade quanto as outras duas.

Nenhum comentário: