domingo, 12 de fevereiro de 2017

Deus existe?

Me perguntaram se eu acreditava em Deus. Não só acredito como sem Ele a vida humana não teria sentido. São várias as razões para eu acreditar Nele e entregar cada vez mais meus caminhos ao Senhor.
Se Deus não existisse, qual seria o sentido da vida? Nascer, crescer, estudar, trabalhar, casar, ter filhos, adoecer e morrer? Para quê? O que impediria as pessoas de fazer o que querem e bem entendem? Por que não roubar, matar, enganar e praticar os mais terríveis atos de crueldade? Se Deus não existisse, seria angustiante saber que depois do seu derradeiro suspiro do viria o esquecimento eterno. 
O ser humano é o único ser que tem consciência de sua morte futura. Os animais vivem, se reproduzem, se defendem e dificilmente envelhecem na natureza, eles vivem na luta pela sobrevivência. Os animais evitam os perigos, mas ficam tranqüilos se não sentem ameaças por perto. O se humano tem ciência do seu derradeiro fim mesmo quando não há ameaça algum em sua vida.
As pessoas preocupam-se em acumular bens, riquezas e poder como forma de garantir a sobrevivência dele e de seus protegidos. Os animais não acumulam riquezas ou bens, no máximo, marcam território para garantir a sobrevivência de seu grupo.
Se Deus existe, por que Ele não se revela logo a humanidade? Porque as Ele fizesse isso, nos estaríamos condenados, ficaríamos envergonhados de nossos pecados e estar na presença de um espírito puro e poderoso. Aflorem disso, não teríamos capacidade de compreende-lo devido às nossas limitações de compreensão. O ser humano não é capaz de entender o infinito sem enlouquecer.
Mas se Deus existisse e a vida eterna não, seria sádico da parte Dele nos fazer conscientes da existência da morte e não dar alternativa.
As pessoas duvidam de que Deus seja capaz de pesar todos os nossos atos, tanto bons quanto maus. Mas ninguém duvida que, através da informática, a vida de qualquer um possa ser estudada: seus hábitos de consumo, escolhas que estudou, se tem dinheiro na conta bancária para fazer saques, se tem limite no cartão de crédito. Tudo isso através de programas de computador que nem são uma forma de inteligência artificial, apenas programas previamente estruturados por programadores humanos. Se um programa de computado pode fazer coisas incríveis em segundos, imagine só Deus.

Nenhum comentário: