quinta-feira, 1 de junho de 2017

Abstinência

Quando estamos habituados a praticar certos hábitos que nos dão prazer, mesmo que sejam prejudiciais, temos satisfação imediata a momentânea. Mas quando nos damos conta que o preço a ser pago por um prazer tão efêmero não vale o esforço de mantê-lo, a responsabilidade nos manda nos livrar deste mal hábito, que também pude ser classificado como vício.
Na se livrar de um vício pode não ser tão fácil, rápido ou agradável. Quanto mais tempo ficamos abitolados e obcecados com um vício, mais difícil torna-se livra-lo de nossas vidas. Podemos até neutraliza-lo, mas ele estará latente esperando a oportunidade de voltar e continuar a causar prejuízos na vida de quem o alimenta.
A satisfação que um vício da não compensa o estrago que ele provoca, mas a arrogância do ser humano e suas vontades podem levá-lo a perdição. Tentar satisfizer todos os desejos a qualquer preço ou tentar compensar uma frustração com um prazer momentâneo repetidamente só traz prejuízos a si mesmo e quem tenha contato com o viciado.
O vício nas redes sociais é um bom exemplo de dependência. Muitas pessoas passam o dia postando ou conferindo mensagens para sentirem-se lembradas e valorizadas. A aprovação com tudo que postam demonstra uma clara necessidade de se expor para compensar frustrações. A ausência de curtidas ou comentários gera ansiedade e mais necessidade de fazer algo que chama a atenção das pessoas para si. Deixar a redes sociais de lado exige esforço e novas ocupações e mesmo assim o vício continuará si aguardando a oportunidade de voltar e provocar mais angústias e frustrações.
 

Nenhum comentário: