sábado, 2 de abril de 2022

O BOM E O MAL


DOIS LOBOS 
Autor: João Luiz

Existe uma lenda indígena, talvez cherokee, que fala sobre a existência de dois lobos dentro de cada ser humano, sendo um sendo lobo bom e o outro sendo mal. O que vence a batalha interna em nós será aquele que mais alimentarmos com nossos sentimentos e ações. 
Isso me lembra um filme que assisti: No filme, um mago passa o tempo todo fugindo e uma criatura maligna que tenta alcançá-lo. Dado momento, ele decide enfrentar a criatura do mal. Porém, ele só vence quando admite que está criatura era parte dele o tempo todo. Ao invés de continuar fugindo, ele decide dominar os próprios medos. 
As pessoas costumam passar a imagem e que existem pessoas boas e pessoas más. Assim mesmo, como se fossem água e óleo que não se misturam. Geralmente o NÓS somos os bons e o ELES são os maus. 
Biologicamente falando, quando o sr humano evoluiu, seu cérebro primitivo foi relegado a segundo plano. Porém ele continua ativo. É lá que estão as emoções mais básicas do ser humano, sem nenhum filtro de limites sociais. Esta parte do cérebro só conhece a parte em manter o corpo vivo. Ameaças devem ser eliminadas de qualquer forma, através da luta ou da fuga. Qualquer um pode ter atitudes agressivas e inconsequentes. A diferença é que quando os descontrole é levado ao extremo, as consequências podem ser trágicas. 
O que deve ser feito é um trabalho e reflexão pessoal, talvez até com ajuda de profissional especializado, para aprender a conhecer a si mesmo, saber seus limites e conseguir controlar seus instintos mais sombrios. 
Como está na Bíblia que diz que quando o ser humano comeu do fruto da Árvore do Conhecimento, ele passou a ser conhecedor do bem o do mal. E com isso passou a ter o fardo de ter que se dedicar a cultivar o bem e apartar-se do mal.

Nenhum comentário: