quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A aparência de Deus

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança."
Gênesis 1:26
O que significa: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança? Será que Deus tem a aparência humana? Como seria a aparência de Deus? Como Deus se parece? Será que Deus é um velho caucasiano de barbas brancas e longas,  vestido com um camisolão branco e que vive em um ambiente todo iluminado por luz semelhante àquelas feitas por lâmpadas florescentes? Será que Deus tem olhos, nariz, boca, cabelo, pescoço, tronco, braços e tudo mais que um de humano padrão possui?
Será que Deus tem todos os órgãos como os humanos tem? Será que Deus tem um coração que bombeia o sangue em suas veias? Será que Deus tem um nariz que absorve oxigênio para seus pulmões?
Se Deus fosse fisicamente semelhante ao ser humano não poderia viver no espaço sideral, ou teria que ir ao espaço a bordo de uma nave usando trajes espaciais para poder respirar e não ser destruído pelas enormes quantidades de radiações especiais. Ainda teria a problemática questão de como alimentar um ser de dimensões  infinitas, já que entendemos que Deus é um ser infinito.
E sendo Deus um de infinito semelhante ao homem, suas proporções físicas deveriam ser igualmente infinitas, então seria difícil ele ver o ser humano, um ser infinitamente pequeno se compararmos às proporções gigantescas de Deus.
Então muitos devem concordar que o que foi descrito até agora em relação a Deus não faz o menor sentido. Se Deus fosse semelhante ao ser humano, Ele não poderia estar em todos os lugares do mesmo tempo e nem vê tudo ao seu redor, pois a visão humana é binocular e o cérebro humano tem uma capacidade limitada de processar e compreender todas as informações que chegam a cada pessoa. E sendo o homem tão limitado, seu cérebro não tem a menor capacidade de raciocinar e descrever sobre o infinito.
O ser humano não consegue discernir sobre o infinito e nada que se assemelhe a ele. Não podemos imaginar medidas infinitamente grandes ou pequenas, como números, distâncias, peso, altura, largura, tempo, energia. E é com um cérebro tão limitado que temos a pretensão de determinar a forma de Deus e sermos conhecedores profundos de suas vontades, apenas porque um dia lemos a Bíblia. Ler a Bíblia não torna ninguém capaz de ser conhecedor de todos os mistérios. Não que a Bíblia seja um livro incompleto e limitado, mas porque o ser humano é limitado e pecador, e isso compromete sua capacidade de discernimento.
A única forma que podemos conhecer algo superior é nos tornarmos superiores. De forma análoga, não é possível instalar um programa de computador avançado em um hardware ultrapassado e sem as configurações necessárias para sua execução. Da mesma forma, não é possível vislumbrar sequer a centelha divina se o corpo e o pensamento estiverem pesarosos e carregados das preocupações exclusivas deste mundo.
Para conseguir elevar-se a ponto de sentir o suave calor da plenitude divina, tem-se que desprender-se após vícios deste mundo e tornar o pensamento e os sentimentos leves como o ar.

Nenhum comentário: