quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Amar a Deus acima de tudo e de todos

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."
Marcos 12:30,31
Veja bem o que o ensinamento prega: Amar a Deus acima de tudo e de todos. Será que se amarmos primeiro nosso semelhante não estaríamos mais preparados para amar a Deus? Categoricamente, não. Amar a Deus em primeiro lugar tem seus motivos.
Nunca é demais amar a Deus e Ele nunca te decepciona. Ele esta no lugar Dele na também está sempre contigo. Ele é a força/energia que te mantém vivo. Amar a Ele é também amar a você mesmo, pois você é parte Dele.
Mas se você escolhe amar outra pessoa em primeiro lugar, você certamente sofrerá em algum momento, ou fará esta pessoa sofrer.
Quando conhecemos alguém, conhecemos a pessoa naquele momento, é como uma foto impressa. Mas a vida é dinâmica e as pessoas mudam com o passar do tempo, e nem seu seu acompanhante consegue seguir no mesmo ritmo. Esse dinamismo faz com que as pessoas mudem seus interesses em direção nem sempre paralelas a de seu acompanhante. Isso pode acarretar decepções e cobranças que envenenam a relação e podem deixar alguém descrente no amor. As pessoas são inconstantes e tem o direito de mudar de opinião, mas nem sempre quem está por perto vai compreender isso.
Além de tudo, uma grande decepção pode causar estragos irrespiráveis na psique ou no coração de alguém, deixá-la indiferente ao sentimento e a dor de outras pessoas. Pode fazer com que esta pessoa desiludida perca a vontade de amar e de viver, ou mesmo perca sua sanidade mental.
Ninguém está no coração de ninguém para saber da pureza e das intenções de outrem. Não há como avaliar o perigo que esta exposto até ser tarde demais. Existem mentes perigosas e desequilibradas que são capazes dos atos mais baixos só posta conseguirem o que querem, não importando o prejuízo que possam causar a terceiros.
Por estes motivos, pode-se amar a Deus de forma constante e ilimitada sem se preocupar com algum tipo de decepção, mas o mesmo não pode ser dito do amor ilimitado por outro ser humano.
A melhor maneira de afastar o que mais desejamos e sofrer a perda de algo ou alguém é dedicar tempo demais a esta pessoa ou a esse algo. Amar demais a coisas deste mundo é maneira garantida de trazer sofrimento para si mesmo. Se apegar demais as pessoas ou situações não é coisa boa.
Não temos controle sobre nossos próprios pensamentos, quanto mais ao ambiente e as pessoas que nos cercam. Tudo nesta vida não passa de uma provação, tanto o que temos quanto o que queremos ter. Amar demais um companheiro ou companheira, filhos, trabalho, dinheiro, posição social, beleza ou saúde. Tudo que você dedica tempo ou esforço demais pode ser tirado de você, pois vida nos testa o tempo todo. Não se torne refém do que você deseja para si. Apenas deseje, mas aceite receber o que deseja ou não receber. Não de apegue a nada e nem a ninguém. Viemos sozinhos e nus a este mundo e dele sairemos sem levar nada, além dos sentimentos que cultivamos.
Nem sempre as pessoas suportam perder aquilo que tanto desejaram ou lutaram para conseguir, e quando perdem podem vir a amaldiçoar a tudo e a todos, reclamando da injustiça que sofreram. A preocupação e ansiedade atraem tudo aquilo que mais tememos. Lembre-se: O que é realmente seu ninguém toma, pois foi lhe dado por alguém que realmente ter ama.

Nenhum comentário: