sábado, 26 de outubro de 2019

A farsa do mal

A FARSA DO MAL
Autor: João Luiz

O mal é mesmo uma grande farsa e tem gente que ainda acredita nele. O mal é divulgado como se fosse forte, poderoso, determinado, másculo, viril, selvagem, bruto, que pega o que tem vontade e não respeita regras. Ou seja, o mal seria até uma espécie de libertador, já que te libera para você fazer tudo o que tem vontade. E ainda é valente, já que não tem medo nem mesmo de enfrentar O Todo-poderoso em seu próprio território. O inferno seria até um lugar aprazível, onde todos os pecados são liberados. 
Já o Bem é visto como fraco, educado até demais, que só usa branco, que não sabe lutar, e que ao menor sinal de perigo corre para junto e Deus para defendê-lo do violento maligno. Assim como Deus é visto como um fraco que fica rodeado de anjos para defendê-los seu trono altíssimo, uma das suas únicas formas de manter-se a salvo, em um paraíso entedioso que não se tem nada para fazer durante o tempo todo, além de vagar de um lado para o outro e ficar glorificando a Deus por toda a eternidade. 
Pelo menos é essa a imagem que os meios de comunicação e a mídia fazem de Deus à décadas, senão a séculos. Mas a verdade é totalmente outra: o mal é fraco não, passa de uma sombra, e o Bem é forte e combativo, assim como o paraíso é um lugar aonde ser humano vai estar finalmente em plenitude.
Não precisamos ser muito místicos para ver a farsa do mal do longo da História: grandes impérios, como os assirios na antiguidade e mais recentemente os nazistas, utilizaram e toda a violência para ganhar territórios e infligir o medo nos adversários, mas foram derrotados no final por povos que eles menosprezavam.
Homens violentos, criminosos, terroristas do exemplos de pessoas violentas que ganham em um primeiro momento, mas sem suas armas ou covardia, são mais frouxos que uma senhora doente. Eles são levam vantagem em territórios bem específicos e por um tempo relativamente curto. Basta suas ações serem descobertas e publicadas que logo as pessoas se juntam e derrubam sua tirania. 
O mal do existe devido a ignorância das pessoas. Se todos deixassem se praticá-lo, ele desapareceria da face da Terra. O mal só é sedutor porque promete dar aquilo que as pessoas querem e pensam que precisam: força (através da violência e intimidação), prazer, riquezas, poder sobre os outros, controle sobre a vida e a morte, admiração alheia, entre outros. Claro que são só promessas que, mesmo se forem compridas, terão um alto preço e geralmente não foram muito. Além disso, tudo que é consegue através do mal, gera intranquilidade em quem a pratica. Quem pratica o mal só vive desconfiado, acredita que todos irão fazer perversidade como ele e , de certa forma está certo. Quem pratica o mal cerca-se de pessoas tão ruins quanto ele, capazes de qualquer ato de traição. Cada um escolhe o lado em que quer estar e lutar, mas não dá para ficar "em cima do muro", que é o melhor lugar para cair e se arrebentar.

Nenhum comentário: