quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Breve exposição sobre o Amor

O amor é a força que move o Universo e a vida de cada um de nós, é uma força vital. O amor responde a maior parte das dúvidas que podemos ter. Por exemplo:

- trabalho: Será que devo trabalhar nesta empresa? Se servir pra crescer o amor, se for aprender algo mais do que o simples realizar de tarefas, então é válido.

- amigos: Será que esta pessoa é confiável? Se ela mostrar coerência nas atitudes, sem se contradizer, paciência, e não der motivos pra desconfiança, então é confiável.

- trabalhos manuais: Vale a pena fazer manuais se minha formação acadêmica não é em belas artes? Se a pretensão for divulgar o amor como sentimento e filosofia de vida, terá energia para alegrar e sensibilizar alguém.

E, desta forma, podemos dar infinitos casos de perguntas em que é o amor que norteia a vida. Mas o amor não deve ser confundido com ingenuidade.

Tem pessoas que acham que amar é dar todo o salário do mês a qualquer necessitado que pedir. Amar é ouvir o semelhante e indicar uma direção para a solução de seu problema, se possível. Amar é acreditar que cada pessoa é capaz de ser melhor do que está sendo. Na dúvida, pergunte ao seu coração o que ele te orienta a fazer.
Claro que para saber ouvir o coração e ser capaz de descobrir o amor diariamente, temos que nos desligar de muitos conceitos que nos ensinaram, de ódios, rancores, preconceitos, medos que temos escondidos. Quando fazemos descobertas, podemos ver o que não desejamos, mas desejar a verdade que o amor revelas é a melhor maneira de se conseguir uma paz duradoura e segura.
O que podemos buscar é o amor puro, a razão de estarmos vivos. Mesmo que não encontre a resposta pronta, poderá encontrar o caminho certo.
O carro, a casa confortável, o lazer de fim-de-semana só tem sentido se produzir mais do que um prazer momentâneo. Tudo o que temos e pela qual lutamos, só tem sentido real se servir a outras pessoas além de nos mesmos: é o que se chama legado, e é possível te tiver a intenção de amor em cada gesto.
A palavra amor está banalizada o nosso vocabulário: qualquer desejo é denominado amor. Qualquer desejo carnal é vulgarmente chamado de amor. Existem pessoas que acreditam que o ciúme é uma prova de amor. Até violência alguns praticam dizendo que foi por amor. É uma questão polêmica. Apenas acredito que o amor não escraviza, ele liberta. O amor é um estado de espírito.
Da vida levamos o que sentimos e acreditamos. E o amor é a maior experiência que podemos viver.
Para sermos amados precisamos antes saber o que é o amor e estarmos dispostos a apagar o preço por esta escolha. O amor é entrega sem receio ou dúvidas. Deus está no amor, e não podemos ter dúvida Dele.
O envolvimento carnal é apenas um resultado inevitável da força atrativa que o amor exerce.
O amor é paz, é certeza. É vontade de viver e vencer. É não se deixar derrotar. É acreditar na vitória de nossos esforços.
Deus premia aqueles que acreditam no amor, pois assim vai aumentar o número dos resgatados das trevas da ignorância.

Nenhum comentário: