terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

SERVIDÃO x ESCRAVIDÃO

Estou aqui, nesta vida, para servir. Sou um servo de Deus a serviço da humanidade. Servir significa estar a disposição para atender a uma solicitação de alguém, desde que esta solicitação não seja para servir a propósitos mesquinhos e/ou que venham a fazer mal a terceiros ou à própria pessoa solicitante.
Mas ser um servo não me torna um escravo das pessoas e de seus caprichos. Não me sinto na obrigação de ter que sofrer calado em nome da fé. As provas de amor e fé são espontâneas e não planejadas. Não acredito que Deus iria me pôr nas mãos dos inimigos sem um motivo maior.
Há quem acredite que quem se põe no papel e servo deve agüentar a todas as provocações que lhe são impostas, apenas para testar sua paciência, o que tem pouca relação com prova de fé.
Só me permito atender a uma solicitação se eu perceber que ela terá uma abrangência maior do que o próprio ato de ajuda em si. Por exemplo: posso ajudar uma dona de casa que tem como propósito ajudar sua família, ou ajudo quem precisa de palavras de apoio e fará este amor crescer e frutificar. Dou preferência em ajudar a quem ajuda a outras pessoas, qualquer que seja sua maneira. É dessas pessoas que falo e que tenho o maior carinho e respeito.
Podemos escolher a quem servir, e não sirvo e nem ajudo a quem vai oprimir aos outros.
Também não ajudo se eu perceber que meu auxílio afundará mais ainda a pessoas que me pede ajuda. Às vezes, a melhor ajuda que podemos dar é deixar a pessoa “caminhar com as próprias pernas”.
Saber dizer SIM e saber dizer NÃO também é uma forma de ajudar no crescimento pessoal de cada um.

Nenhum comentário: