sábado, 14 de maio de 2016

Amarás ao teu próximo

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." Marcos 12:30 e 31
Mas quem é o meu próximo?
30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira." Lucas 10.
Tenho me dedicado cada vez mais a pessoas que me dão realmente próximas e esta parábola ilustra bem isso. Nem todos que nos conhecem ou convivem conosco são nossos próximos. Entendo que nossos próximos são pessoas que têm afinidade na fé e com nossas ideias,e não pessoas totalmente contrárias aos nossos princípios.
Valorizo demais a atenção que alguém dispensa à mim. Quando alguém se dedica a entrar em contato conosco de alguma forma, estes dedicando parte de seu tempo, um dos maiores bens que temos. É bom sabermos que temos alguém além de Deus neste mundo.
As pessoas normalmente se enganam com quem seja nosso próximo. Algumas pensam que próximo é algum familiar ou parente. O próximo é aquela pessoa com afinidade conosco e que se sensibiliza conosco. Alguém que tem compaixão e perceber nossas necessidades, e nós também o percebemos. O próximo não está aqui só para nos servir em nossas necessidades, mas também deve ser servido com a mesma generosidade que ele desprende agora outros.
Amor também é reciprocidade, uma via de mão dupla.
Sei que meus textos são longos mas tem sua justificativa.

Nenhum comentário: