terça-feira, 20 de setembro de 2016

Amor e respeito

Não é tão fácil expressar amor e respeito pelas pessoas. Estas sentimentos são facilmente confundidos com obediência. A sociedade tende a impor a obediência cega como sinal de respeito.
As pessoas não entendem que oferecer não é, necessariamente, respeitar. Assim como não entendem que amor não é atender a todos os caprichos de alguém. Deus nos ama, mas não faz tudo o que queremos ou pensamos precisar.
Tem certas experiências de vida que dado enriquecedoras, mas que não se pode vive-las sozinho. A convivência ainda não ensina muito e o ser humano é um animal social. Viver meu tempo só ou isolado pode causar sérios distúrbios psicológicos. Mas não devemos confundir necessidade de convivência com dependência emocional. Convivência nos obriga a sair de um mundo limitado para um mundo de enormes e desafiadoras possibilidades, enquanto que dependência emocional aprisiona a si mesmo e ao outro. O dependente emocional é um peso que não dá pra suportar por muito tempo.
A convivência ainda é a melhor forma de desenvolver nossa capacidade de amar e perceber nossos próprios limites. O respeito é a porta de entrada para este amor puro e verdadeiro.

Nenhum comentário: