sábado, 21 de janeiro de 2017

Psicologia ou Espiritualidade?

A diferença entre a psicologia e espiritualidade é a seguinte: a psicologia explica o que está acontecendo com o indivíduo e a espiritualidade de deixa mais a explicar o porquê esta acontecendo. Mas ambas mexem demais com conceitos e referências que uma pessoa tem da sociedade e da vida como um todo. É extremamente perigoso se aprofundar em algumas destas áreas sem uma firme orientação de alguém de confiança e que não te abandone quando você já estiver mais adiantado em seus estudos, seria como ser abandonado em alto mar com poucos suprimentos e sem direção certa para ir.
Psicologia tem duas limitações porque é uma ciência desenvolvida por pessoas limitadas que, muitas vezes não tem respostas para os próprios problemas. Mas a espiritualidade lida com assuntos de difícil mensuração, o que abre caminho para charlatães a espreita de uma pessoa angustiada em busca de uma palavra de conforto.
Mesmo assim, se forem conduzidas com responsabilidade, ambas as áreas podem ser de grande ajuda para o equilíbrio de um indivíduo.
Mas volto a ressaltar: O indivíduo  deve ser conduzido por pessoas qualificadas para que ele não fique pretor e mais confuso do que estava antes de iniciar o processo de tratamento e conhecimento.

Nenhum comentário: