sábado, 1 de abril de 2017

Jornada

Existe um ditado que diz: "Toda jornada começa com o primeiro passo". Não podemos ou não devemos deixar a dúvida e o medo de errar impedir boa caminhada. Nem sempre temos alguém ao nosso lado para dizer com palavras qual o caminho que devemos seguir. As assim fosse, os méritos das conquistas ao longo da caminhada não seriam seus, mas de seu guia.
Não se pode ser rigoroso consigo mesmo quando se faz algo inédito e sem orientação clara ou exemplos próximos a serem seguidos. Erros serão inevitáveis e fazem parte da vida de qualquer um. Uma pessoa madura e consciente aprende com seus próprios erros e evita repeti-los. O mérito não está em não cair, mas em cair e ter forças para levantar-se.
Pessoas fracas de espírito, sem autoconfiança ou excessivamente criticadas e desmotivadas não avançam porque pensam que se caírem não poderão as levantar. E elas estão certas, pois se você acredita que não é capaz, não será capaz de realizar nada.
É fácil seguir um mestre quando ele está sente por perto, o desafio esta em caminhar sozinho sem se desviar de seus objetivos e sem desistir diante das dificuldades do percurso. As vezes caminhar sozinho é mais produtivo, pois não terá ao seu lado alguém dizendo que você não é capaz ou que é impossível alguém realizar determinado ato ou façanha.
E não tente achar um responsável para seus fracassos além de você mesmo. Seus pensamentos e atitudes é que são responsáveis pela sua situação atual, e ninguém mais. Não culpe seus pais, professores, colegas, empresa, governo, nada acontece se você não permitir. Nem Deus pude te ajudar e nem o demônio pode te atrapalhar se você não de espaço.
É fácil e cômodo culpar os outros por erros que você mesmo comete. Você já parou para a atenção no que você fala e como você fala?

Nenhum comentário: