quinta-feira, 13 de abril de 2017

Razão e sentimento

Em nossa vida o que prevalece: a razão ou a emoção? Poderíamos até dizer impulsivamente que a razão deve prevalecer sobre a emoção, mas diariamente as pessoas nos dão a prova de que os sentimentos sempre pesam em momentos cruciais em que há necessidade de se tomar uma decisão importante. Por mais que as pessoas se achem racionais, suas preferências pessoais sempre prevalecem em detrimento da lógica fria e formal em suas decisões.
Estou ansioso para me desligar deste pensamento racional que domina o sentimento e deixar que o sentimento conduza minha vida como um farol em uma noite escura e tempestuosa.
Confinar os sentimentos no império da razão é um erro comum que a maioria das pessoas cometem acreditando que assim manterão o controle de suas ações e até do ambiente a sua volta. Mas os sentimentos são maiores que a razão e não podem ser contidos durante muito tempo sem causar sérios estragos em quem passa tempo demais a reprimi-los. Tentar reprimir um sentimento é o mesmo que tentar conter a erupção de um vulcão com uma rolha gigante, ou mesmo conter a força de um tsunami erguendo muros de sacos com areia. Simplesmente não funciona.
Nossos sentimentos são de uma força interna descomunal e tentar detê-los é uma grande estupidez. Os sentimentos são soberanos e prevalecem sobre a razão, são maiores que qualquer pensamento racional que possamos ter. Não se reprime um sentimento, apenas podemos canaliza-lo para que ele seja nosso aliado e não nosso inimigo.
Não se deve confundir sentimentos com sensações. As sensações surgem de estímulos sensoriais, como o toque e o olhar, por exemplo. Já os sentimentos vem de dentro de nós, e podem ser bons ou maus. Todos nós somos capazes de fazer escolhas, mesmo que sejam escolhas erradas que ao fazem mal a nós mesmos. As emoções tem que sem formadas por sentimentos leves e elevados.
Acredito que estes sentimentos são a chave para a criatividade e para abrir nossos caminhos. Quem confia em se relacionar com pessoas que não inspiram confiança ou parecem que tem o coração cheio de trevas e revoltas?
E é com um coração limpo de revoltas ou desejos mesquinhos que quero me revelar minhas ideias às pessoas, sem ter que pensar demais, apenas fazer o que sinto sem maiores explicações. A vida é curta e as respostas que precisamos não podem ser encontradas apenas usando a fria razão como forma de se orientar nesta vida. A razão é tão curta como nosso cérebro, o sentimento tem ramificações até onde nem fazemos ideias. Tem pessoas que não querem se deixar guiar pelos próprios sentimentos para que não tenham que renunciar aos erros que cometem repetidamente mas que lhes dão alguma forma de prazer.
Temos um potencial inexplorado que está esperando apenas que abramos boa mente e nosso coração para que ele tenha espaço posta se apresentar, fora dos muros limitadores da razão. Não se trata de alienar-se, mas passar a ver a coisas como realmente são e não como queremos que elas sejam. É esse poder que busco e que está a disposição de todos que o queiram encontrá-lo.

Nenhum comentário: