domingo, 16 de abril de 2017

Obediência ou submissão?

As pessoas tendem a confundir o significado das palavras. Por exemplo, confundem facilmente obediência com submissão:
Submissão é o ato ou ação de se submeter a algo ou alguma coisa; deixar dominar passivamente; uma forma de subordinação, vassalagem ou servidão.
A submissão é baseada na condição de obedecer ordens de um superior, sem o direito de tomar decisões livres ou de se expressar da forma que bem entender. Um indivíduo que vive em estado de submissão é chamado de submisso e é caracterizado pelo excesso de humildade e servilismo. Normalmente, a submissão é marcada pela espontaneidade do submisso perante algo ou alguém, ou seja, uma obediência voluntária.
A submissão pode ser uma ação pejorativa, quando o indivíduo submisso é vítima de humilhação devido a sua condição de extrema humildade ou servidão; a submissão pode ser classificada como uma das características da escravidão.
OBEDIÊNCIA é um substantivo que define a ação de quem obedece, de quem é dócil ou submisso. Uma pessoa que segue, cumpre ou cede às vontades ou ordens de alguém.
Esta expressão é utilizada para qualificar a condição de quem está disposto a obedecer. A obediência é considera um ato de conformidade perante ordens recebidas de alguém, seja uma pessoa, um grupo ou uma instituição (como a polícia federal, por exemplo).
Os pais, professores e demais membros da sociedade existem das crianças submissão como forma de respeito, embora eles entendam que si estão pedindo o respeito que lhe é devido. Assim como seus pais exigiram deles, os adultos exigem das crianças. Mas os tempos mudaram e as crianças estão aceitando cada vez menos ordens sem questiona-las. Mas também este tipo de exigência fora das crianças seu sendo crítico e elas respondem desta forma como forma de se defenderem, isso trata-se mais de um ato de revolta do que um ato consciente de liberdade, por parte destas crianças.
Os casais não tem comportamento muito diferente dos adultos com a crianças. Quantos maridos ou mesmo namorados exigem de suas parcerias obediência no lugar de negociar o espaço de cada um na relação?
A submissão é mais um ato autoritário do que de autoridade, quando se trata de um ser humano em relação ao outro. Submeter alguém a outro é algo que atropela o respeito de um de humano pelo outro. Qualquer ato de obediência deve ser conquistado pelo território e não pela forças pior intimidação.

Nenhum comentário: