sábado, 1 de abril de 2017

Na Terra do Faz de Conta

No mundo de Faz de Conta dos dias de hoje, ganha pontos na vida social quem evita polêmicas e só faz comentários que tem certeza de que terá a concordância de todos. Aquele mundinho perfeito do Facebook. Parece um desenho do My Little Pony, onde tudo é colorido com efeitos de purpurina. Tudo tão artificial como um sanduíche ou suco do McDonald's.
Isso é tão pobre e vazio. Não acrescenta nada e não faz as pessoas pensarem. Mas se as pessoas não pensam não encontram elas mesmas soluções para os próprios problemas em que vivem.
A imbecilidade tomou conta da sociedade, e como uma sociedade incapaz de debater vão almejar melhoras junto a classe política ou mesmo aos seus superiores hierárquicos e patrões empregadores? Ninguém que dar o primeiro passo, mas quer ser o primeiro a se beneficiar de alguma vantagem obtida por algum conhecido seu. Algo do tipo, um colega consegue regalias por conseguir alcançar suas metas com méritos próprios, os demais colegas já criam polêmicas se sentindo injustiçados. A maioria não quer ou não sabe se arriscar para conseguir algo, mas quer se beneficiar só porque acha que merece.
Não me ocorre nenhuma conquista que a mediocridade tenha alcançado na história da humanidade. Sair do lugar comum é arriscado e indefinidamente solitário, mas não se chega a algum lugar que preste se ficar acomodado dele no mesmo lugar fazendo as mesmas coisas.
Existe alguém que não tenha problemas? Mas o que cada um faz para resolver seus próprios problemas? Quais as soluções propostas e como se esforçam para alcançar bons resultados?
Viver no Mundo Encantado do Faz de Conta pode funcionar em histórias infantis, mas no mundo real do fazem as pessoas preferem tempo em encontrar soluções que as tirem da situação de dificuldades ou apreensão pelo futuro em que vivem.
Excesso de explicações não ajudam a conseguir aliados para alguma cruzada pessoal sua, é mais produtivo mostrar serviço e então aparecerá pessoas com afinidade às suas ideias e dispostas a te ajudar em sua empreitada sem fazer cobranças alguma, apenas por terem sintonia de pensamento com você. Se você tem que explicar demais algumas ideia sua, então esta se expressando de forma errada ou para o público errado.
Viajar solitário e sem pesos pode ser mais eficiente do que querer viajar em caravana com uma imensidão de pessoas pensando da mesma forma e arrastando meio mundo de pesos consigo. Desloca-se mais rápido e ligeiro quem retira de si toda a carga desnecessária e caminha sempre no mesmo caminho reto.

Nenhum comentário: