segunda-feira, 27 de março de 2017

Capacitação profissional

Tenho interesse em voltar a ministrar cursos de capacitação profissional, mesmo que eu tenha que ir outra atividade para completar a renda. Meu interesse em capacitar pessoas têm um aspecto meios mais amplo do que apenas um meio de sobrevivência.
Ensinar às pessoas me comove e me estimula.
Ministrei cursos de capacitação por aproximadamente quatro anos e me realizei com cada turma que ensinei e formei. As expressões dos participantes, o silêncio, a concentração total e toda a atenção focada em cada palavra que eu pronunciava eram recompensadores e inesquecíveis. Foi o trabalho que eu mais gostei e a época em que mais me senti realizado.
Meu trabalho segue uma linha de auto-ajuda, onde cada participante é estimulado a aprender a questionar e a encontrar as respostas para as próprias perguntas. Eles são são apenas meros expectadores, mas participantes ativos na dinâmica das aulas. Mas não costumo expressar claramente que de trata de uma aula com conceito de auto-ajuda, pois o conceito esta bem desgastado devido estar sendo usado a anos por pessoas nem sempre bem capacitadas ou bem intencionadas.
Trato cada participante como sendo uma pessoa capaz e de valor, onde ele é o maior responsável pelos seus resultados, sejam eles satisfatórios ou não. Mas não se pode dizer a um desconhecido que ele não tem o que não quer porque não acredita realmente nisso, pois fazer este tipo de afirmações do serviria para ganhar antipatia e resistência por parte das pessoas.
Mas o que levaria uma pessoa a uma sala de aula nos dias de hoje para aprender algo, sendo que na internet existem milhões de conteúdos grátis em vídeos e textos, a disposição de quem apenas quiser pesquisar? Simples: aprender em grupo é uma lição de vida e natureza de casa um acaba se revelando e estimulada de forma correta. Só mundo de tempo, fui percebendo que algumas pessoas parecem que entram em transe quando estão na presença de outras pessoas e expressam algo particular seu. No início ficam as pessoas preocupadas pois não sabem como será a reação dos outros participantes se ela for um pouco mais sincera, mas logo a apreensão de torna ansiedade em das expressar cada vez mais assim que ela percebe que não está sendo alvo de críticas e que ser natural é mais fácil do que parece. É mais fácil uma pessoa descobrir a si mesma em grupo de desconhecidos do que no isolamento ou mesmo no seu meio social, onde todos concordam com todos o tempo todo para não desagradar a ninguém.
Além de desenvolver um curso com uma metodologia particular de aplicação, também me encarreguei de eu mesmo divulgar o curso com seu conteúdo programático que foi bem recebido pelas empresas aonde cheguei a apresentá-lo. Mesmo com os poucos recursos disponíveis na época, como impressão e internet de fácil acesso e de baixo custo, a receptividade foi boa. Mas não levei ele adiante naquela época por achar que ele poderia chegar a atingir grandes proporções e eu não tinha uma estrutura administrativa e nem experiência profissional o suficiente para tocar um projeto de tamanha magnitude sozinho. Me faltou autoconfiança na época para rodar o projeto do papel e aplica-lo na prática.
Hoje me sinto muito mais capaz e experiente para reativar este projeto de vida, conseguir clientes não é difícil quando conhecemos e gostamos de que fazemos. Pretendo voltar a ser capacitação no início para reativar aquela chama que está um tanto adormecida pelo tempo que não pratico a função de capacitar, mas estou certo de que será uma ótima experiência para todos os participantes envolvidos neste projeto.
Particularmente assumo o desafio de trabalhar o emocional de um grupo de pessoas para agilizar e potencializar os resultados do curso. Acredito que o emocional é que chave que abre a mente para possibilidades infinitas, desde que bem conduzida. Sem este trabalho de iniciar o autoconhecimento e o equilíbrio emocional, não há como ter resultados satisfatórios e duradouros. É possível conseguir bons resultados em um curto espaço de tempo, mas tem que ser feito de forma responsável e criteriosa, senão os resultados serão um completo desastre.
Qualquer conteúdo pode ser ensinado desta forma, mas eu me sinto mais à vontade com assuntos com os quais me identifico e também com os que tenho mais domínio. Assuntos relacionados às áreas administrativa, comercial,  compras, vendas, negociação, telemarketing, relações humanas, estoques, almoxarifado e suprimentos dão os que eu mais me identifico para poder passar adiante em forma de treinamento profissional.
 

Nenhum comentário: