sábado, 18 de março de 2017

Essa tal felicidade...

Não precisamos de excesso de coisas para sermos felizes. Somos condicionados a adiar nossa felicidade até conseguirmos acumular uma série de coisas, sejam elas físicas ou intangíveis. Quem já não disse ou ouviu pensamentos como:
> só serei feliz no dia em que eu tiver minha própria casa;
> só serei feliz no dia em que alguém me amar de verdade;
> só serei feliz no dia em que no dia em que eu conquistar minha independência;
> só serei feliz no dia em que no dia em que eu emagrecer;
> só serei feliz no dia em que no dia em que eu for reconhecida como gente ou me serem valor; e por aí vai.
Mas não se deve confundir alegria com felicidade. Alegria é uma satisfação temporária. Felicidade é duradoura e independe de seu estado de saúde, liberdade, dinheiro, reconhecimento ou relacionamento. Felicidade é estar satisfeito com o que se tem. O que vier de agradável será bem-vindo. Viver assim é viver sem o sentimento de ansiedade que só traz mais ansiedade. Resignação é diferente de comodismo. Resignação é ter paciência mas continuar a lutar sem desistir de conquistar o que é seu, e comodismo é preguiça de lutar pelo próprio espaço.
Já desejei coisas demais nesta vida, muitas dela influenciadas pelo desejo de ser reconhecido e ter oportunidade de me relacionar com pessoas que eu admirava na época, pela segurança que esbanjavam ou pela beleza estética. Desperdicei preciosos anos de minha vida para descobrir que impressionar este tipo de gente não vale o esforço, e na maioria das vezes não são o que aparentam ser. 
Hoje me basta ter pessoas sinceras ao meu alcance; reunir amigos em numa residência; ter boa companhia para viajar, passear, ouvir boa música e dançar.
O que desejo hoje em dia custa pouco e não exige grandes esforços. Mas ainda não encontrei pessoas que desejem algo parecido de forma despretensiosa. A vida é tão simples. Acredito que levamos desta existência apenas o amor que cultivamos, até as lembranças do que vivemos são apagadas. Por isso deve-se viver de forma leve e serena, preparados para partir quando chegar a hora. Mas aproveitar cada instante neste plano para aumentar nossa poupança no Banco do Amor, este é o tipo investimento.

Nenhum comentário: