terça-feira, 28 de março de 2017

O passado como referência

As respostas que procuramos não estão nas pessoas, mas nas nossas próprias atitudes. Não se pode confiar nossos caminhos a alguém, pois as pessoas mudam de opinião e nem sempre tem a palavra certa para dar. Tem dia que acordamos de mal humor ou meio desanimados, neste dia os conselhos que poderíamos dar talvez não fossem os melhores nem os mais isentos. Uma pessoa que está sentindo-se poderá deixar que o ressentimento dela acreditar que não é válido amar alguém.
Percebi também que as pessoas, em geral, agem como se não tivessem uma história pessoal. Elas se esquecem de suas metas e não avaliam se conquistaram algo do que planejaram. Eu olho para meu passado para comparar onde e como eu pensava, onde estou e para onde vou e quando vou chegar, se eu continuar neste ritmo e nesta ou aquela direção. É traçar uma linha que permite dizer que resultados pode-se obter no futuro se continuar agindo e pensando desta maneira. Gosto de pensar no passado para avaliar como eu pensava e como penso hoje em dia, o que conquistei e o que faltou para alcançar o sucesso total.
Penso nos casarões antigos que já visitei e até morei, da época em que esses casarões não tinham laje mas madeira no lugar,  lembro-me de meus sonhos e até talentos que foram abandonados gradativamente. Alguns dos planos que eu tinha eram viáveis e poderiam ter dado certo as eu não tivesse me deixado influenciar pelas opiniões alheias de pessoas que pareciam saber muito da vida e me desestimulam que eu desenvolvesse meu espírito empreendedor. Os adultos tendem a moldar as crianças com seu ponto de vista e maneiras muitas vezes limitados, isso acaba com a iniciativa e criatividade das crianças.
Deixei de me dedicar aos estudos para ser igual aos outros e não ficar só. Destruí a possibilidade de ser independente para não assustar as mulheres. Naquela época, homens estudados demais não namoravam. Hoje em dia as pessoas continuam a não gostar de pensadores, mas toleram quem pensa as este tiver dinheiro ou influência. Perdi tempo demais tentando ser agradável e atraente aos olhos alheios. Não podemos mudar o passado, mas apenas aprender com os erros cometidos e não torná-los a repeti-los.
Estou tentando refazer meus passos e descobrir onde eu pedi meu caminho. Deixar tenta solidão e lamentação de lado para lutar com as "armas" que tenho para conquistar uma velhice tranquila e produtiva. 

Nenhum comentário: