domingo, 5 de março de 2017

Entusiasmo

Que palavra bonita é essa. O entusiasmo é contagiante. É muito agradável estar perto de alguém entusiasta, de alto-astral e que nos lembra da alegria de viver. O sorriso de uma pessoa destas ilumina o ambiente e seus comentários e atitudes nos dão força e nos lembram que s vida pede de sempre melhor do que um momento ruim pelo qual podemos estar passando. O entusiasmo ele é auto motivado, que de alimenta de sua própria energia, e gera mais energia do que consome.
Mas para manter este entusiasmo todo cuidado é pouco. Ao mesmo tempo em que as pessoas gostam de pessoas que lhes transmitam boas energias, as limitações delas mesmas fazem com que elas sintam-se ameaçadas pela alegria alheia e tentam a todo momento apagar o brilho iluminado do sorriso de uma pessoa entusiasmada com a vida.
Por mais que as pessoas queiram ignorar, somos espelhos uns dos outros. O entusiasmo alheio pode revelar a amargura em que vivemos ou denunciar que as razões de estarmos afundados em tristeza é de responsabilidade exclusivamente nossa.
A convivência com pessoas que têm regras rígidas para tudo pode ser um tanto arriscado, elas tendem a minar sua autoconfiança e por em dúvida todos os motivos que te leva a estar animado. Cuidado com pessoas sérias demais, que gostam de posar como detentoras da verdade, se este tipo de gente discordar de suas ideias, poderá fazer de tudo para tentar te levar a seguir a razão dela. Mas isso só será um problema se você não estiver seguro de si mesmo e permitir esta invasão ao seu centro de equilíbrio.
É é sempre bom sentir-se motivado pelas razões certas. Estar motivado por causa de terceiros é extremamente arriscado, tipo um romance novo ou a promessa que alguém te fez que a possível concretização pede te trazer uma enorme alegria. Cuidado para que a razão de tanto entusiasmo não se torne uma grande decepção ou o início de uma depressão. Não podemos entregar o caminho para boa felicidade a terceiros, pois a pessoas tem limitações e são falsas, ir melhor que sejam sua ideias. Ou seja, não confunda entusiasmo com euforia. A euforia está muito ligada ao uso de alguma substância que provoca um estado alterado de humor, ou mesmo uma descarga de adrenalina provocada ir alguma situação de prazer intenso, mas que voltará aos níveis hormonais normais. Ela é passageira. Uma nova relação também pode provocar um estado de ilusão que pode facilmente levar a depressão depois da primeira decepção que houver.
Quando estamos motivados pode ocorrer de nos tornamos um tanto descuidados e excessivamente confiantes antes de todos os elementos estarem perfeitamente sincronizados. Devemos ter serenidade, principalmente quando a concretização de um sonho depender de resultados que escapam a nossa vontade e nosso controle. Devemos pensar positivamente, mas de forma madura e consciente.

Nenhum comentário: